Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43373

Compartilhe esta página

Título: Pseudo-História na Ciência: a visão do aluno acerca de episódios históricos presentes no ensino de Física.
Autor(es): SILVA, Mikaely Jéssica da
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino; Física - História; Pseudociência – Crítica e interpretação; Ensino reflexivo
Data do documento: 4-Jun-2021
Citação: SILVA, Mikaely Jéssica da. Pseudo-História na Ciência: a visão do aluno acerca de episódios históricos presentes no ensino de Física. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Nesta pesquisa foi analisada a visão de alunos acerca de alguns episódios históricos comuns de serem apresentados na disciplina de Física. O primeiro episódio relata quando Arquimedes, enquanto tomava banho, encontrou o meio de determinar o peso específico dos corpos e consagrou tal descoberta com o seu famoso "Heureca!"; o segundo trás a informação que Thomas Edison foi o inventor da lâmpada incandescente; o terceiro relata quando Galileu subiu na Torre de Pisa sob os olhares de muitos, para realizar o experimento da queda dos corpos, a fim de provar que dois corpos de pesos diferentes ao serem lançados chegariam ao mesmo tempo no solo; o quarto e último trás o relato de que Newton teria descoberto a lei da gravitação universal quando uma maçã caiu em sua cabeça. As análises e interpretações foram feitas a partir de um questionário on-line com alunos dos primeiros períodos do curso de licenciatura em Física, licenciatura em Química e licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste. Com essa análise, foi possível observar a forte influência no aprendizado que essas pseudo-histórias causam, e se não forem trabalhadas de uma forma adequada, acabam causando outra visão na história da ciência, deixando encoberto toda uma trajetória científica e dando lugar a descobertas feitas ao acaso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43373
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Mikaely Jéssica da.pdf401,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons